Modalidades

Quais são as Modalidades do Origami?
Descubra Agora a grande quantidade de modalidades dessa arte:


  Origami Tradicional

Ancient Dragon by Satoshi Kamiya
Origami Tradicional é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.O problema de fazer os origamis tradicionais intermediários é que em alguns deles você não obterá um bom resultado utilizando um papel qualquer. Experimente utilizar o papel de ceda colado em papel laminado. Mas esteja preparado pois será bem mais difícil de se fazer as dobras sem amassar o papel.

    Kirigami

Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte o papel, criando representações de determinados seres ou objetos.
Kirigami ou Origami Arquitetônico é uma variação do origami, uma arte japonesa de recorte e colagem de papéis.Quando se faz a arte do kirigami, o objeto fica em 3D, ou seja, elas ficam formas verdadeiras, mas menores.


 Papercraft

Tehanu Dragon feito por OrigamiemBlog
Papercraft é um método de construção de objectos tridimensionais a partir de papel.Não é considerado um origami mas você ira gostar muito de fazer. A construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola.Uma vez que os modelos de papercraft podem ser facilmente impressos e montados, a Internet tornou-se um meio popular para a sua divulgação.Um software chamado Pepakura Designer é capaz de converter os polígnos de um arquivo em 3D para um modelo de papercraft o que facilitou que pessoas criassem seus próprios modelos.
          
  Origami Modular
 
Tudo começa com uma folha de papel e, sem darmos por isso, já estamos num domínio tridimensional, ordenando o espaço com formas geométricas, criando estruturas frágeis como cristais de gelo e que, como estes, terão um tempo de vida efémero.Assim são os Origamis Modulares feitos com várias folhas dobradas da mesma maneira e depois juntadas. Dentre eles existem dois tipos mais famosos: o Kusudama e o Block Folding.


Kusudamas

 Uma bola ornamental feita para deixar pendurada. (Kudama = Kussuri + Tama = Bola de Remédio, seu nome se dá pois no Japão antigamente eram usadas bolas com remédio e ervas aromáticas para enfeitar o ambiente.) Eles atualmente não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.
                              
Block Folding


Block Folding é uma espécie de Origami Modular que utiliza apenas um tipo de peça (sim, é necessária paciência pra fazer a peça acima umas 500 vezes), em geral as peças são coladas e formam muitos tipos de Block Folding (tridimencional, plano, porta-treco, etc) 
  

Tessellation
    
Consiste em formar mosaicos e figuras diversas deixando o modelo ainda achatado. Basicamente, seria o mesmo que desenhar em um papel utilizando apenas dobras, e todas os origamis que envolvem esta técnica são demorados e trabalhosos. Dica: use papéis de gramatura baixa, pois se usar papéis tipo canson ou color7 o origami rasga.

Wet Folding
Origami B  (Stephan Weber)
Consiste em passar uma esponja úmida ou borrifar água em um origami pronto para poder fazer curvas no papel. Um origamista que utiliza muito essa técnica é o Eric Joisel, um dos melhores origamistas do mundo.O a melhor maneira de se fazer é com papéis de grande gramatura, que são especialmente resistentes e aguentam diversas dobras quando úmidos.Depois, tendo cortado o papel no formato desejado, e utilizando-se uma esponja vamos molhando-o, mas não devemos encharcar o papel.


Agora que você ja conhece as modalidades do Origami é só escolher uma e mãos a obra.....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...